65- O caminho da humildade o levará à vitória

O CAMINHO DA HUMILDADE O LEVARÁ À VITÓRIA

       Eu lembro do dia que comecei a ter fome para que Deus me usasse. Havia chegado ao fim de mim mesmo. Eu queria tanto amadurecer no Senhor que tentaria qualquer coisa que me ensinassem. Havia muitas opiniões sobre qual era a melhor maneira, tentei todas elas. Eu ficava no meu quarto e clamava: Deus, por favor, me use”. Eu tinha fé em  2a Crônicas 16:9:  “Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração.” Eu sabia que Deus estava diligentemente olhando e buscando na Terra um coração; imaginava os Seus olhos indo e vindo diversas vezes, tentando encontrar alguém para Se revelar poderoso a favor dela. Do meu quarto eu acenava as minhas mãos como se estivesse bandeirando para um avião de resgate, para que Ele me visse. Eu era aquele que estava perdido, e Deus era aquele que procurava por mim. Eu clamava: “Estou aqui Deus, estou bem aqui, você não precisa procurar mais; se você for escolher alguém, escolha a mim.” Um dos meus maiores dilemas naquela época era :  Se eu entregasse a minha vida, começasse  a fazer sacrifícios,  ainda haveria a possibilidade Dele me rejeitar? Qual garantia havia de que Ele iria me escolher? Pois eu conhecia todas as minhas  fraquezas e a minha falta de habilidade era tão visível para mim. E se eu não fosse bom o suficiente? Eu achava que quando eu desistisse de tudo e tentasse o meu melhor, Deus me daria um olhar de pena e diria: “Boa tentativa mas você não é bom o suficiente.”

       Eu havia feito tantas tentativas buscando me tornar melhor, para poder ser aceito.  Eu odiava as minhas falhas; parecia que nunca iria conseguir me livrar delas.

       Ainda jovem, estando acordado até tarde, pois não estava conseguindo dormir e tendo consciência do caminhão de fraquezas que possuía, peguei o controle da televisão e fiquei  passando os canais até que entrou no ar um pregador motivacional. Ele dizia que poderíamos andar em nosso maior potencial pelo simples pagamento de  três parcelas de $59,99 dólares. Bem, eu nunca comprei o programa dele ( nem tinha tal quantia). No entanto, eu fiz o que ele falou e acumulei força o suficiente para mudar. Abandonei tudo, cada fraqueza, cada pecado, cada pedacinho de preguiça e daquele momento em diante, eu determinei para mim mesmo, que seria tudo o que eu poderia ser. Foram os melhores vinte minutos da minha vida, até que me vi de volta a mim mesmo. Havia tomado toda a coragem que tinha para levantar e só durou vinte minutos . Eu tentava e tentava mudar e cada vez mais voltava a estaca zero.  Era como se todo o esforço e luta que havia feito para mudar estivesse sido jogado fora.

       A verdade é que a maioria dos cristãos param de tentar lidar com as suas fraquezas e se acomodam onde estão. Eles pensam: “É este quem eu sou e se Deus quiser me usar, aqui eu estou.” Começamos a lutar pelo direito de permanecermos os mesmos e ainda damos desculpas pelo fato de sermos como somos. Nós queremos que Deus nos abençoe pelo que nós fazemos e não pelo que somos. Não demorará muito para começarmos a nos comparar  com as outras pessoas: “Sabe, eu não sou tão ruim, olhe para ele ou para ela” ou “Deus nunca vai me usar, eu não devo ser qualificado para isto”.

       Eu também costumava ficar travado neste mesmo lugar, até que o Espírito Santo leu para mim 2a Crônicas 16:9. Este versículo me provou que Deus não estava procurando por uma pessoa qualificada, que fosse forte ; Ele não estava procurando por uma pessoa que fosse disciplinada ou que não falhasse.

Deus tinha um padrão diferente para julgar quem Ele estava buscando. Vamos olhar de novo para esse versículo: “Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração.Deus está olhando para você; Ele está buscando e aguardando você. Deus nunca o rejeitará; é o seu coração que permitirá que Deus opere por você. Entende isso?

O único requisito que Deus está procurando é um coração que é leal para com Ele. Eu tenho isso e você também! Seu Pai quer mostrar a Si mesmo forte a seu favor. Foi neste momento que eu comecei a pular para cima e para baixo no meu quarto. Se eu entreguei meu coração a Deus e me submeti a Ele, jamais serei  negligenciado por Ele. Deus também não o negligenciará , mesmo você tendo fraquezas.

O maior engano sobre a minha vida e o meu chamado foi o treinamento ao qual eu sentia que deveria me submeter. O que eu achava que era necessário para ser qualificado para Deus me usar acabou sendo muito diferente daquilo que Ele via que eu necessitava. Não cometa os mesmos erros que cometi, saiba que cada fraqueza, falha, pecado e falta de disciplina será resolvido com o seu amadurecimento Nele. A minha abordagem sobre isto é que era diferente. Eu comecei a atacar tudo o que era feio no meu caráter. Eu conhecia todas as minhas fraquezas muito bem. Eu batalhava com elas todo dia, tentando removê-las da minha vida;  alguns dias foram melhores do que os outros e  alguns anos se tornaram  melhores comparados aos outros. Depois de muita luta com as minhas falhas, parecia mais uma vez que eu não havia conseguido. Eu estava justamente onde eu havia começado. Eu estava tentando ficar pronto para Deus me usar.

As minhas emoções se inflamavam temporariamente, de maneira que eu achava que poderia mudar o mundo. Eu olhava no espelho e via que eu era mais do que um conquistador. Na manhã seguinte eu olhava no mesmo espelho e via uma pessoa diferente. Sinceramente eu não poderia me imaginar fazendo nada para Deus. Cada fraqueza, cada falha do passado ecoavam repetidamente em minha mente. Quando eu me sentia frustrado, ficava desencorajado, eu empacava e esperava.  Eu sabia que durante a semana eu teria ao menos um dia bom e pensaria boas coisas sobre mim. Eu não tinha nenhuma revelação sobre o quanto Deus me amava. Desconhecia que Ele não estava esperando que eu me livrasse das minhas falhas antes que Ele tivesse comunhão comigo. Lá estava eu tentando ser uma pessoa que Ele aceitasse. As mesmas coisas que eu fazia para me aproximar de Deus estava na verdade me afastando Dele. Deus ama você; não há nada que você possa fazer para que Ele te ame mais. Se você nunca fez nada para Ele, Ele irá amá-lo da mesma forma, como se você tivesse levado milhões de pessoas para  Jesus. Eu não estou mais esperando Deus vir, Ele já está aqui. Não há nada que eu ame mais do que entrar em comunhão com Ele. Deus ama passar tempo comigo, assim como Ele ama  passar tempo com você.

Meu primeiro erro foi tentar ganhar o amor Dele; eu estava buscando me tornar perfeito, sem falhas, para posteriormente buscar  ter comunhão com Ele. Nem sei como lhe explicar , mas eu sempre me achava culpado, indigno.  Eu estava fazendo boas obras para a igreja e ajudando as pessoas. Então, eu acordei um dia,  e descobri  que havia trocado comunhão por estar ocupado. Sabe, quando você não se sente digno do amor Dele, você tentará ganhar o amor Dele fazendo coisas para agradá-Lo. Imagine, se nós apenas parássemos e deixássemos que Ele nos guiasse, quanta diversão nós poderíamos ter.

Meu próximo erro foi tentar disciplinar a minha carne para que eu me tornasse um grande homem de Deus.  Eu estava tentando usar a minha carne para vencer a si mesma; quando eu levantava os meus braços cantando vitória a minha carne me derrubava de novo. Foi só quando eu quase me acabei que eu abandonei as tentativas de mudar por minha própria força. Somente através do Espírito Santo conseguiremos vencer a nossa carne. Jesus teve uma batalha com a tentação e a venceu. Jesus levou cativo o cativeiro; as mesmas áreas na sua vida que o frustram e o derrotam já foram vencidas. É por isso que nos é dito em Romanos 6:14, que o pecado não tem domínio sobre nós! A batalha já foi ganha; não é nosso trabalho batalhar com nossas fraquezas. Nós devemos atravessá-las e deixá-las para trás.

No momento que você nasceu de novo as amarras que o pecado e as fraquezas tinham em você desapareceram. Você está livre de uma vez por todas. Eu não estou em uma grande batalha com minha carne ou mesmo com o diabo. Eu sou livre! Efésios 4:22-24 descreve o meu caminho para a liberdade: “Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.”

Em batalhas épicas com a minha carne eu perdia sempre. Minhas fraquezas e emoções me desgastavam todas as vezes. Eu perdi meses e anos tentando vencer uma batalha que já havia sido ganha. Jesus sabia que eu não poderia vencer por minha própria força, então Ele venceu por mim. Eu não tenho que ser forte para fazer grandes coisas para Deus. Eu fui enganado tentando lutar com a minha carne, pois em todo o tempo a minha vitória estava no renovar do espírito da minha mente.

Lemos em 2a Coríntios 10:3-6, que a batalha não é contra você, e sim contra o pecado: “Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo. E estaremos prontos para punir todo ato de desobediência, uma vez completa a obediência de vocês”.

 O diabo ama nos manter ocupados. A tática dele é um truque para que você lute a luta errada. A nossa batalha não é com o pecado, com o diabo ou mesmo com a nossa carne. Lutamos uma batalha onde já fomos feitos vencedores, basta reconhecermos isso! Você não precisa pecar ou falhar mais. Eu sei que Deus tem grandes coisas para você, mas você consegue ver isso? A estrada para a sua vitória não requer força ou poder.

Quando eu tentei vencer por minha conta eu falhei. Eu quis ser um grande homem e agradar a Deus. Você sabia que não existem grandes homens na Bíblia? Há homens que fizeram grandes coisas, não porque eram grandes, mas porque eram humildes. Eles nunca confiaram em suas próprias habilidades para obter vitória. Nenhuma pessoa pode cumprir algo para Deus em sua própria força; é justamente o contrário disto. Deus é a nossa força, e não a nossa própria habilidade.

Deus não precisa que você seja forte, Ele simplesmente precisa que você seja humilde. Lutamos a partir de um lugar de vitória que já foi comprado para nós na cruz do Calvário. A batalha já foi ganha e nós não precisamos vencer mais uma vez. Nós temos tudo o que precisamos agora para nunca mais olhar para trás e nunca mais voltarmos ao ponto de início. Nós podemos ter o quanto de Deus nós quisermos, mas primeiro precisamos nos humilhar.

Se humilhar significa confiar na graça Dele como sendo a nossa força. Uma pessoa humilde não depende de sua própria habilidade. Devemos contar unicamente com Jesus como sendo a nossa fonte. Ele é a nossa fonte de força, vitória...de tudo.

Em Efésios 1:7-8,  lemos que Ele já fez a Sua graça disponível para nós. “Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus, a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento.” Você tem tudo o que precisa para mortificar as obras da carne.

Por mais estranho que pareça, eu sempre agradeço a Deus por minha falta de talento e habilidade. Isso fez com que eu entendesse que a minha única opção para sobreviver nesta vida seria com a habilidade Dele através de mim. Ainda que tivesse habilidades próprias,  teria que abandoná-las para  permitir que Ele operasse através de mim. É a graça Dele que me dá tudo o que eu preciso para abandonar o meu passado. É nesse caminhar humilde de permitir que a força Dele seja desenvolvida em mim que eu posso todas as coisas através de Cristo.

Um homem humilde passará tempo em oração e adoração, permitindo que o seu homem interior cresça em Deus. O mundo está cheio de grandes homens que fizeram coisas maravilhosas, mas não para o Reino de Deus.

No Reino de Deus existe apenas um grande homem e Ele completou (cumpriu) tudo há mais de dois mil anos atrás. Por causa deste grande feito não há nada que não possamos conseguir através Dele. 

Lemos em Efésios 3:16: “Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, Ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito”. Eu cheguei ao fim de mim mesmo e aprendi a me humilhar ao orar no Espírito Santo. “Eu não posso fazer isso em minha própria habilidade, então por favor Deus ajuda-me a aprender quem eu sou em Cristo”. Não demorou muito para eu aprender que o diabo já estava derrotado. Uma vez que eu fortaleci meu homem interior acima da voz do diabo, então nunca mais retornei àquele lugar de fracasso.

Eu nunca posso levar o crédito por qualquer mudança em minha vida. A Graça Dele está aqui para nos fortalecer e nos dar coragem. Nós não podemos ganhar por esforço próprio alguma coisa de Deus, nós apenas podemos recebê-la.

Seu amigo,

Alan Taylor

Imprimir Email

Offcanvas

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Download Free Premium Joomla Templates • FREE High-quality Joomla! Designs BIGtheme.net