Cartas Alan Taylor 2011

13 - A Mudança Começa Com Uma Decisão

A Mudança Começa Com Uma Decisão

É bom escrever para você. Eu não consigo expressar por palavras o quanto anseio por escrever as minhas cartas a cada mês. Oro  para que elas lhes sejam uma bênção e encorajamento.

Considero como momento emocionante em nossas vidas, quando passamos a descobrir o quanto  Deus é verdadeiramente fiel à Sua Palavra. Eu não conhecia a Deus como eu O conheço agora. Tive que ter paciência e persistência para amadurecer, e chegar ao lugar que estou hoje em Deus.

Anos atrás, logo depois que comecei a me relacionar  seriamente com Deus, tive um vislumbre do que Ele tinha reservado para mim . Me vi pregando para milhares de pessoas. Eu disse a Deus (na época) que  Ele tinha o cara errado. Embora desejasse ser  o homem que Ele havia projetado para que fosse, para fazer as coisas que Ele me chamou para fazer,  sabia que este  homem ainda  não existia em mim. Diante dos meus olhos, era impossível  que me tornasse quem Ele queria que eu fosse. No entanto, eu sabia que mesmo que  não fosse forte o suficiente em mim mesmo,  poderia ser forte o suficiente por meio Dele. Eu sabia que se  tivesse que viver uma vida de obediência, Ele poderia colocar em mim o que Ele quisesse colocar, e tirar de mim o que Ele quisesse tirar.

        Muitas vezes, quando nos dispomos a seguir a Deus, não entendemos por que Ele escolhe algumas direções para nós, mas se deixarmos de lado as nossas inseguranças e passarmos a confiar somente Nele, na direção que Ele está nos dando, com certeza, teremos sucesso.

          A nossa única opção, então, é simples: Confiar Nele e segui-LO. Descobri  há muito tempo, que sem a direção de Deus,  jamais poderia ter sucesso. Sinto-me muito entusiasmado quando penso sobre tudo o que Deus tem reservado para nós, seus filhos!

Deus ama você, o coração Dele é e sempre foi, inclinado para  vê-lo ter sucesso em tudo o que Ele tem para você. Ele nunca irá lhe virar as costas. Quanto mais tempo  passo em Sua presença, mais aprendo o quanto Ele nos ama.

Lembro-me do dia em que decidi ficar seriamente envolvido com Deus.  Na época  estava com dezoito anos e  freqüentava a igreja a pouco mais de um ano. Era verão em Lethbridge  no Canadá,   estava retornando de um encontro cristão, junto com um grupo de jovens num carro.  Não foi o que aconteceu no encontro que me mudou, foi o que aconteceu depois, no caminho  de volta para casa, quando  paramos  em uma pequena cidade, onde eu e alguns amigos nos juntamos a um grupo de jovens freqüentadores da igreja, que estavam bebendo e que  pareciam estar tendo um tempo bom a moda do mundo. Foi ali mesmo, diante daquele quadro, que tomei a decisão por buscar mudanças reais.  

            Eu não estava zangado com eles, por estar os vendo se embriagarem, mas foi o fato de que eu podia me ver neles, e o que eu via os estava empurrando para o abismo e poderia me empurrar também.

Eu sabia que estava salvo, mas sabia também, que me encontrava num lugar onde ainda podia controlar o meu futuro. E senti, que era chegada a minha hora de tomar uma decisão, que me faria  passar do limite de “ser só salvo”, para obter mudanças reais em meu caráter, que poderia  atingir o mundo. 

 Lembre-se sempre que a mudança é simples, e só começa quando decidimos que seremos diferentes. O desejo de tornar-se mais do que você é, já está  dentro de você. Eu sei, porque isto estava em mim. Minha maior batalha na vida tinha sido a de acreditar que  poderia realmente me tornar quem Deus planejara que fosse. Eu precisava crer que Deus acreditava em mim. Em cada cristão há um desejo por mais, e o primeiro passo é simples: começar a mudar.

Eu não acreditava em mim, pois tinha fraquezas na disciplina e na minha auto-estima. Quando mudei para um colégio novo e maior, tive  mais dificuldades em fazer amigos. Eu ia comer o meu lanche no banheiro, só assim ninguém saberia que não estava acompanhado na hora das refeições. Eu ficava tentando colocar uma fachada por fora, para que  pudesse ser aceito.

Na maior parte da minha vida, quando ainda jovem,  me sentia preso dentro mim mesmo. Eu pensava em dizer algo engraçado, mas  parava porque  não me sentia confortável com todos na sala me observando. Foi terrível não saber quem eu realmente era. Eu precisava descobrir a vida em vez de apenas ficar vagando nela.

Não sou hoje, nem um pouco parecido com o que era no passado. Você ficaria surpreendido se me visse antes, nas minhas inseguranças.  Eu mudei, e por causa da minha mudança, o futuro da minha família também foi mudado.  Tudo isto aconteceu porque  permiti que Deus entrasse em minha vida, mantendo com Ele um relacionamento de Pai e filho, e não apenas O servindo, como servo.

Você pode mudar o rumo da sua vida durante a noite. Repare, eu não disse que você poderia mudar a sua vida durante uma noite, porque isso não é verdade. Você pode, entretanto, começar uma caminhada que irá mudar você e o futuro da sua família para sempre.

 Enquanto escrevo esta carta, ainda lembro-me daquela noite de verão tão legal, com uma ligeira brisa, onde havia algumas nuvens que sombreavam a noite. A lua estava linda,  eu olhava para cima,  esperando para ver a dança das luzes do norte (a aurora boreal)  no céu. Eu nunca vou esquecer aquela noite, porque  foi a noite em  que  entreguei a  minha vida a Deus. Eu já estava salvo e era fiel à igreja, mas aquela noite  foi  a noite onde  dei tudo de mim a Deus. E chorando disse a Ele: "Não importa o preço que eu tenha que pagar,  quero ser quem você quer que eu seja. "

A maioria dos cristãos não percebem o quanto Deus quer se envolver com eles. Ficam cada vez mais ocupados fazendo coisas para Ele, mas nunca param para se apaixonarem por Ele.

Eu estava preocupado sobre o que  os meus amigos iriam dizer, quando  os estaria informando, que não estava mais disposto a fazer as coisas como antes costumava fazer. Eles diriam: “O que você quer nos dizer? Porque você não fará  mais, se ontem você fez?”  E foi exatamente assim que eles me falaram! Mas, eu havia feito a minha própria cabeça e decidido que não voltaria mais atrás: eu seria um cristão autêntico!

Mas havia um pequeno problema a ser enfrentado: Eu tinha o coração inclinado para as mudanças, mas eu sabia que não tinha a disciplina necessária para mudar.

Gostaria de poder estar escrevendo, que desde o momento em que tomei a minha decisão, imediatamente me tornei uma fortaleza em disciplina, mas não foi assim que aconteceu.  Falhei lastimavelmente  muitas vezes, e a  minha disciplina  durava poucos dias. A única força que  tinha era para dar o primeiro passo. Eu sabia que Deus tinha muito mais para mim, mais do que  pudesse imaginar.  Não é que eu fosse especial, porque Ele tem grandes desejos para você também. Eu só precisava acreditar que havia muito  mais para a minha  vida,  do que estava vivendo. Você terá que tomar esta mesma posição que eu tomei .

Baseio quem sou, não no que vejo no espelho, mas em quem a Palavra de Deus me diz que eu sou. Efésios 1:3 diz : "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo”. Já fomos abençoados.

Efésios continua a dizer-nos, no capítulo 2:5-6: "Mesmo quando estávamos mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus ". Você já está assentado com Cristo. Agora é a hora de você se levantar e começar a andar em quem Jesus diz que você é. Toda vez que eu fracassava, me levantava e continuava andando em direção a esta verdade. Eu continuei dizendo a mim mesmo que um dia Deus poderia me usar,  que um dia  não seria fraco, mas forte.

Tive que deixar alguns amigos, porque  estava  me deixando puxar de volta para a mediocridade. Deixe-me dizer-lhe, porém, que qualquer coisa que você se livre em sua busca, Deus estará sempre reembolsando de volta, mas de uma forma mais pura. Uma das decisões mais difíceis da minha vida foi parar de ficar em torno de alguns amigos. Eles eram pessoas boas, só não tinham mais fome por Deus.  Pensei que a minha  fome acabaria por influenciá-los, mas ao invés disto,  eu era o influenciado. Agora,  tenho grandes amigos que querem Deus, tanto quanto eu.

Tudo que sabia fazer era mergulhar na igreja. Não demorou muito tempo e lá  estava eu,  servindo como pastor de jovens, com auxilio de um  pastor mais velho. Aprendi muito, naqueles anos de ministério, servindo a Deus. Na verdade,  fiz um grande trabalho com a juventude por um tempo. Logo minha falta de disciplina e inseguranças começaram a sabotar-me. Que tal isso? Eu estava sendo sabotado por mim mesmo.

O que você faz quando você não sabe quem você é? Como eu poderia, realmente, levar isto a diante, quando estava perdido? Eu estava perdido na vida. Eu sabia que haviam grandes coisas lá fora, para mim, mas eu também me conhecia. Era impossível que  me tornasse o homem que  precisava ser, através de mim mesmo. Como você vive uma vida disciplinada, quando você não tem disciplina? Eu estava falhando em seguir o caminho que Ele tinha colocado na minha frente.

Eu era como Pedro, que de todo o  coração, desejava estabelecer a sua vida, mas não tinha  capacidade para fazê-lo .

Em João 13:37-38 Pedro pergunta para Jesus: "Perguntou-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Jesus respondeu-lhe: Para onde vou, não podes seguir-me agora; mais tarde, porém, me seguirás. Replicou-lhe Pedro: Senhor, por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a própria vida. Respondeu-lhe Jesus: Darás a tua vida por mim? Em verdade , em verdade te digo que jamais cantará o galo antes que me negues três vezes.”   Pedro  acreditava, com todo o seu coração que  seria capaz de entregar a  sua vida por Jesus. Embora Pedro quisesse entregar sua vida, Jesus disse-lhe que ele ainda não tinha tal convicção em seu interior. Pedro falhou naquele tempo, não porque ele quis falhar, mas porque ele não tinha nele o suficiente de Deus  para ter sucesso.

Em João 21:18, Jesus diz a Pedro, que um dia ele iria dar a sua vida por causa do evangelho. Há esperança para nós. A chave para o sucesso nesta vida é ter mais de Deus e menos de nós mesmos.

Deus quer trocar seus pontos fracos por sua força. Isso significa o quanto Ele o ama, mas Ele não pode substituir a sua vontade. O segundo passo para a mudança é fazer coisas que estarão mudando você.

Já vi muitos homens e mulheres correrem atrás de Deus, de todo o coração, e anos mais tarde falharem. Eu tenho visto um grande  aumento de ministérios em queda, mas sei que Deus é fiel. Com a idade de 23 anos eu terminei  de pastorear a juventude e mudei para Cleveland, Tennessee , pois  estava totalmente decidido a frequentar o Colégio Bíblico de Norvel Hayes. Eu não sabia na época, que é a nossa fome por Deus, que O atrai até nós.

Nos próximos treze anos, fiquei e servi no Ministério do irmão Norvel Hayes. Tive o privilégio de viajar com ele para diferentes países e em torno dos Estados Unidos, muitas vezes.  E me vi impactado pela obra de Deus no mundo.  Fui muito abençoado naquele tempo, por ter podido conviver com homens e mulheres que verdadeiramente serviam a Deus em seus chamados.

 A minha paixão pelas almas, aumentou na época que me envolvi na administração do Colégio Bíblico. Ali, convivi com tantas pessoas, que uma  expectativa de ver vitória na vida de todos, foi gerada em mim. E foi neste período, que aprendi que ser ocupado em Deus, não substitui um relacionamento com Ele, vendo  muitos destes  homens e mulheres, que amavam a Deus, cair em seus desejos carnais, fraquezas emocionais e em muitas decepções. Eu sabia o que eles estavam passando, porque eu também havia  passado por aquilo.

Eu sei  que Deus não faz acepção de pessoas,  que cada um de nós tem um chamado, e que  mesmo que os nossos chamados sejam diferentes, somos igualmente importantes para Deus.

Aprendi que não importa os nossos chamados, nossas personalidades, nossas fraquezas ou os nossos pontos fortes, pois cada um de nós precisará andar no mesmo caminho de  relacionamento íntimo com Deus .

Deixe-me parar aqui por um momento, para falar-lhe sobre a minha esposa. Muitos homens sábio, me alertaram sobre a importância de se escolher a esposa certa, visto que o parceiro certo, poderá ajudar ou dificultar a nossa  busca por mais em Deus. Se você já é casado​​, você pode seguir a Deus e ter uma família saudável também. Você tem uma chamada e você  deve cumpri-la.

Foi no Ministério Norvel Hayes que  conheci a garota certa. Se você deseja o cônjuge certo, siga a Deus, pois Ele irá  ajudá-lo a encontrar a pessoa que irá completá-lo. Ao lado de Cristo, Christy tem sido o maior presente da minha vida.

Aprendi durante  o meu primeiro ano em Cleveland, com a idade de 24, como mudar a minha vida, quando o Pastor Dave Roberson ensinou-me um princípio espiritual maravilhoso me dizendo: "Se você orar em línguas , você irá mudar."  Pensei:  Bem, já tentei  tudo , não me custará nada tentar isto também. Eu não sabia  o impacto que a oração em línguas faria sobre a minha vida. Eu nunca mais fui o mesmo.

Eu tinha sido batizado com o Espírito Santo, mas pensei que era só para me fazer parecer diferente. Eu não sabia que era uma ferramenta de mudança. Muitas pessoas gastam muito tempo fazendo coisas espirituais, mas poucas utilizam as ferramentas para mudar a si mesmas.

Existe Alguém dentro de voce, chamado Espírito Santo, que nunca comete um erro. Se você e eu, permitirmos que Ele ore através de nós, aprenderemos a ser obediêntes à Verdade do Evangelho e mudanças reais estarão acontecendo em nosso íntimo, principalmente, se decidirmos passar um período, todos os dias, deixando-O orar para que os valores que estão em Deus sejam transferidos a nós.

Foi no Colégio Bíblico, trabalhando com todos os tipos de pessoas, que  aprendi o que realmente traz o sucesso, e o que é um desperdício de tempo. Comecei a descobrir o que verdadeiramente funciona e o que não funciona. Eu convivia com  viciados em drogas , alcoólatras, com os que pareciam ter esses vícios juntos,  com o preguiçoso, com o  faminto por Deus , com o confuso, com os  fortes e os fracos.

Eram pessoas agradáveis e nao agradáveis, com  chamados  para serem  apóstolos, pastores, profetas , socorros e governos ou mesmo aqueles que não tinham idéia do ofício que supostamente fariam no Corpo de Cristo.

Descobri que não importa se temos personalidades fortes ou fracas,  todos nós devemos caminhar para Deus da mesma maneira. Não há atalhos. Este Evangelho é para todos , tanto os fracos quanto os fortes. Não há pessoas especiais para Deus, ninguém é maior do que o outro. Todos nós temos pontos fortes e fracos, mas é somente quando decidimos contar com a  força Dele e não com  a nossa,  que seremos bem sucedidos.

Vi pessoas lutando ferozmente por seus chamados, para serem usado por Deus, da maneira que  foram.

É por isso que eu faço o que eu faço. Eu tenho uma paixão para ajudar as pessoas a buscarem mudanças e a caminherem para os seus chamados. Eu creio nas mudanças, através da operação do Espírito Santo.  Lhe sou grato, por você permitir que eu fale em sua vida.  Prometo que você não irá desperdiçar o seu tempo com coisas que não funcionam.

Morei em uma cidade, onde haviam alguns edifícios sendo levantados ao mesmo tempo.  Percebia que uns subiam  rapidamente, enquanto outros  pareciam estar parados. Um dia, Deus questionou-me sobre qual era o edifício mais bem sucedido: o que já estava quase acabado ou o que nem se quer parecia ter sido iniciado? Eu imediatamente respondi: O que está quase terminado. O Senhor me instruiu e me ensinou naquele dia, sobre o fundamento de uma chamada em Deus. Sobre o fundamento de um ministério.

 Ele me disse que o prédio que estava quase terminado, nunca iria mais alto do que o seu  alicerce permitiria. O outro edifício, que não parecia estar se movendo, havia passado todo aquele tempo construindo a sua base, profundamente . E quanto mais profundo e mais forte a base,  mais alto e maior poderá ser construido, elevado.  Foi a partir dessa experiência, que eu decidi, em minha própria caminhada pessoal, a investir o meu tempo na edificação da minha base espiritual.

O crescimento de uma árvore, se dá a partir de suas raízes e não de seus galhos.  Se você buscar a sua edificação espiritual, então a mudança virá. Não perca tempo combatendo as suas fraquezas, que são como galhos de uma árvore, pelo contrário, começe a fortalecer a sua base espiritual, que as fraquezas perderão a sua força.

Você pode mudar quem você é de dentro para fora.  O meu propósito, lhe ensinando estes princípios é porque eu sei que isto irá lhe ajudar a caminhar em Deus e no propósito que Ele tem para você.

        É através das ferramentas da oração  no Espírito Santo, do jejum, da meditação na Palavra de Deus, da adoração, andando em obediência,  que estaremos construindo a nossa  base mais profunda e mais forte, em Deus.

       Eu lhe garanto, que desta maneira, estaremos caminhando cada dia mais em Deus. O Evangelho de  João 3:30 nos ensina que "Ele ( Jesus)  deve crescer e que nós devemos  diminuir".

      O seu andar em Deus, o ajudará a enfrentar e vencer, cada uma das suas dificuldades, pois a prática destes princípios espirituais fará com que as suas fraquezas estejam morrendo, dia após dia.

       E você estará , cada vez mais, saindo da condenação para andar em santidade e justiça.


       A Graça de Deus é a vossa força, para lançar fora o velho e estabelecer o novo homem. Você não precisa falhar, em nenhuma  área de sua vida, pois o seu futuro foi programado na eternidade, para  ser cheio de vitórias e bênçãos. Vamos caminhar juntos em Deus e em tudo o que Ele tem reservado para nós, de glória em glória.

        Seu amigo,

ASSINATURA ALAN