Cartas Alan Taylor 2011

20 - Transforme Sua Alma

Transforme Sua Alma

À medida que avançamos em Deus,  vamos descobrindo áreas de fraquezas em nossas vidas. Inúmeras vezes, podemos encontrar mais de uma fraqueza e lutamos para nos livrar delas. Saiba que você não está sozinho em sua batalha pessoal, pois cada um de nós está lutando para permanecer em liberdade. Nós não precisamos dar murros no ar e  desperdiçar anos do nosso tempo lutando na batalha errada. Eu quero discutir com você a questão de como viver na verdade  para se ver livre das mentiras das fraquezas de sua alma, que você tem enfrentado.

     Muitos cristãos acabam chegando a conclusão de que essas fraquezas fazem parte deles e tentam administrar da melhor maneira possível  o que os está  aprisionando. Eu tenho visto  pessoas lutarem   anos, com as mesmas questões, repetidamente, como:  Inseguranças, pecados,  concupiscências da carne e  diferentes medos. E isto, as deixam aprisionadas em lugares de suas vidas,  dando uma falsa impressão de que são insuperáveis, visto que constantemente estão perdendo as batalhas diante da produção dos maus frutos,  e em vista  deste quadro, acabam caindo em depressão,  mesmo estando no meio cristão.

Podemos ler a Palavra de Deus e chegar à conclusão de que Cristo já nos livrou na cruz. João 8:36 diz: "Portanto, se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres”. Se já fomos libertados de todo pecado e dos fruto do pecado, então, por que ainda luto com áreas da minha vida?  Esta era uma pergunta que por  muitos anos me trouxe frustração, pois me faltava entendimento sobre como me livrar do domínio da minha carne e andar na  liberdade que Cristo já havia conquistado na cruz por mim. 

Nestes períodos de frustração, no início da minha caminhada cristã, eu sentia que a minha velha natureza ia subindo de volta para dentro de mim, o que entrava  em contradição com a Escritura Sagrada, que me afirmava que o meu velho “Eu” já havia sido morto  no momento em que eu nascera de novo.

 Em Romanos 6:17-18 lemos: "Mas graças a Deus porque, outrora escravos do pecado, contudo viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.”

No começo eu tentava lidar com a minha própria fraqueza, fazendo juramentos de que nunca mais faria isto ou aquilo, mas quando eu fracassava , grande frustração invadia o meu ser, então, eu me via entrando nas filas de oração buscando me libertar de tal fraqueza. Todas as minhas tentativas duravam só um período de tempo, pois eu voltava  a fazer as mesmas coisas que eu havia jurado que nunca mais faria. Era frustrante! E na privacidade do meu quarto, sempre orava pedindo a Deus para remover estes  desejos do meu coração e me permitir viver livre.

        Enfim, tudo o que eu fazia para me ver livre das fraquezas da minha carne, e andar em santidade, só funcionavam por um tempo. Descobri, posteriormente, que vivia lidando com os frutos dos meus problemas, quando deveria lidar com a raiz de cada um deles, caso contrário, eles estariam sempre voltando e voltando. Entendi, então, que  o  meu velho “Eu” já estava crucificado com Jesus na Cruz, e as fraquezas  eram originadas da minha alma.

         Devemos nos lembrar que no instante em que nascemos de novo, em Jesus Cristo, a velha natureza do pecado morreu e que fomos feitos vivos para Deus.

          Há um caminho, que é o caminho da mortificação,  que podemos escolher, que irá nos levar à vitória completa em nossas vidas. Em Colossenses 3:1-10 lemos: "Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do  alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então vós também sereis manifestados com Ele, em glória. Fazei, pois morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza,paixão lasciva, desejo maligno, e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus (sobre os filhos da desobediência). Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas. Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos, e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.”

           A raiz da nossa fraqueza reside em nossa alma. Uma vez que lidamos com a raiz,  seremos livres a partir do fruto. É por isso que quando você foi salvo pela primeira vez você se encontrou completamente livre de algumas coisas, mas outras não. Não foi escolha de Deus deixá-lo com algumas áreas para lutar.

           As áreas que foram imediatamente livres no momento do novo nascimento, foram as áreas que não tinham nenhum laço com a sua alma,  assim quando a  sua velha natureza se foi , os desejos ligados as estas áreas, que não possuíam laços com a sua alma,  também se foram.  No entanto, as áreas  com as quais você permanece lutando, são aquelas que continuam amarradas em sua alma, e que buscam satisfazer os seus desejos carnais. É semelhante a uma  jovem mulher que anseia pelos carinhos de um homem, porque o pai fora sempre um pai ausente, que não dava atenção devida a ela. A sua alma , fora tão machucada com a ausência paterna,  que uma fortaleza de carência  se formou em sua alma.

             Ao invés de ficar buscando soluções através dos meus  próprios esforços, descobri que a resposta estava na transformação da minha alma.  Uma vez que lidamos com a raiz , com  a origem do problema, não precisaremos mais nos preocuparmos com os frutos. Esta é a vitória que Jesus comprou para nós com o Seu sangue. A melhor maneira de transformar a sua alma é colocá-la sob a unção da Palavra de Deus.

             Passar  tempo meditando na Palavra de Deus irá transformar a sua alma e lidar com a raiz da fraqueza em você. Sua batalha não é com o diabo ou com o fruto do pecado. Se você fizer a escolha de gastar parte do seu tempo, meditando na Palavra de Deus, você verá a sua alma sendo transformada, sendo conformada com a Verdade contida na Bíblia e desta maneira você passará a andar em vitória.

           Você não será  apenas um vencedor, mas você será mais do que vencedor em Cristo Jesus. O coração de Deus anseia por vê-lo completamente livre de todas as suas  fraquezas. Ele deseja que você seja  todo completo Nele.

          Então, faça a escolha de aproveitar melhor o seu  tempo, buscando meditar na  Palavra de Deus, enchendo o seu coração desta Verdade e esta simples prática diária,  dará toda a condição à Deus para que os seus verdadeiros  problemas sejam arrancados do seu coração.

           Seu amigo,

ASSINATURA ALAN