Cartas Alan Taylor 2012

29 - Da sua imagem para a imagem Dele

Da sua imagem para a imagem Dele

Eu aprendi que Deus está mais interessado no seu crescimento pessoal do que nas coisas que você faz. Aprendi também que o único caminho para que Deus verdadeiramente nos abençoe é através da nossa relação pessoal com Ele e do amadurecimento da nossa caminhada espiritual. Conforme cresçamos e amadureçamos, experimentaremos todas as bênçãos de Deus. A bíblia ajuda-nos a entender todas as bênçãos possíveis de serem recebidas nessa vida. A bíblia esta cheia das promessas de Deus para cada pessoa que se vire para ele. Como você pediu para Jesus entrar no seu coração, você, hoje, tem a habilidade de andar e viver na paz e na liberdade que o seu pai celestial já providenciou para você. Existem promessas de prosperidade, cura, libertação do pecado e salvação. Se você for como eu era quando nasci de novo, você também precisará de ajuda em cada área. Essas bênçãos de Deus devem ser aproveitadas todos os dias por todos os cristãos. Não importa onde nós comecemos com Deus, devemos todos caminhar para essa liberdade.

No começo eu era impaciente e queria tudo resolvido imediatamente. Eu questionei, buscando respostas, quando descobri que aquelas promessas não estavam acontecendo na minha vida logo após o dia em que eu nascera de novo. Eu perguntei: “Como eu recebo todas as bênçãos de Deus no meu caminhar diário? É possível que eu realmente seja livre do meu passado? As minhas orações podem, verdadeiramente, ser respondidas?”. Todo crente nascido de novo já teve essas dúvidas e é importante aprender as respostas. Você precisa das respostas, especialmente quando você está no meio de uma luta enfrentando uma fraqueza pessoal e fracasso. Muitos se questionam por que não têm todas as promessas atuando em suas  vidas e como podem consegui-las.

        Cada um de nós se aproxima de Deus com uma diferente bagagem e com suas lutas pessoais. Todos nós temos nossas fraquezas com as quais precisamos lidar. Eu conhecia as fraquezas que eu tinha (as quais ninguém mais podia ver), mas eu sabia que Deus tinha olhado para cada uma delas e somente Ele poderia me ajudar.  Eu pensava: Como saio destes problemas e entro nas promessas de Deus? Eu realmente queria ser um homem de Deus, mas eu não sabia como chegar lá. Eu já tinha tentado mudar com minhas próprias habilidades e havia falhado. Eu não conseguia achar uma maneira de entrar nas promessas que Deus me dera.   Mesmo depois de ser tocado pelo poder de Deus na igreja, e sabendo que algo tinha acontecido comigo, eu ainda acabei caindo nas minhas próprias fraquezas inúmeras vezes. Deve haver um jeito de as pessoas comuns entrarem nas promessas de Deus, eu pensava. Eu às vezes pensava: Aquele  que o Filho libertou é livre, de fato? Então por que eu ainda luto contra tentações e fraquezas? Essas são algumas das questões que eu gostaria de responder nesta carta.

Eu quero que você acredite que pode ter pureza, santidade, paz, prosperidade e todas as promessas de Deus na sua vida. Existe um caminho que o levará à Terra Prometida. É isto o coração de Deus para nós, para irmos da escuridão para a luz em todas as áreas das nossas vidas. Ele preparou uma maneira de estarmos completamente Nele e de tornarmo-nos pessoas completas. Isso não acontece instantaneamente e isto explica o porquê de muitos de nós ainda estarmos lutando.

O primeiro obstáculo que  enfrentamos é a busca  por Deus em primeiro lugar  e não as nossas necessidades. Na procura de ter nossas necessidades supridas, muitos acabam somente  conhecendo   parcialmente a Deus. Nós procuramos por Ele com o desejo de mudar as circunstancias ao nosso redor, apenas para descobrir uma parte de quem Deus realmente é. Apesar de Deus desejar suprir as nossas necessidades, Ele também deseja que nós O amemos.

        Nosso relacionamento torna-se superficial quando nosso principal propósito ao seguir a Deus é de ter suprida uma necessidade especifica ou de mudar uma área de fraqueza. Ao invés de crescermos em Deus, nós focamos nossas atenções em certos aspectos Dele. O perigo  consiste em estarmos somente buscando pelas promessas Dele , ou invés de estarmos buscando por  um relacionamento real com o nosso Pai Celeste.  Na verdade, para termos realmente todas as promessas nas nossas vidas, nós precisamos também ter tudo de Deus. Quando descobrirmos tudo de Deus, todas as nossas necessidades serão supridas.

        Cada um de nós já buscou crer em Deus por uma cura, provisão e paz; e com certeza também todos nós já nos perguntamos por que nada mudara. E nas nossas mentes naturais , acabamos achando  que não tínhamos feito o suficiente para Deus agir nas nossas situações, mas isso não é verdade.

        Não foi porque Deus escolheu não responder as nossas orações, foi porque Ele não pôde. Apesar de termos lido as escrituras que nos prometiam cura, nossos corações (almas) não acreditaram nisso. É por isso que é tão importante aprender quem Deus é, e não apenas ir atrás de alguma necessidade específica.

Muitas pessoas O descobriram como Jeohvah-Jireh, o Provedor, mas não como Jeohvah-Mikaddesh, o Santificador. Podem conhecê-Lo como Jeohvah-Rophe, o Curador, mas não como Jeovah-Tsidkenu, o Justificador. Nós precisamos parar de olhar para Deus por aquilo que Ele pode fazer por nós, e olhá-Lo por quem Ele é. Que alegria achar todas as nossas respostas quando descobrimos que Ele é nosso Pai, o qual nos ama por sermos nós mesmos e não pelo que podemos fazer por Ele.

Ser um cristão é mais do que aquilo que fazemos por Deus; é mais do que cumprir  um dever de servo. Amar a Deus é muito mais do que uma fórmula para que Deus faça algo. Faça isso, não faça aquilo; dê isso e você receberá aquilo. Ser um cristão significa que você é parte de uma família. É um estilo de vida e nós temos um incrível, maravilhoso Pai Celestial que deseja fortemente que nós O conheçamos.

Você tem um pai que ama você e cujo maior desejo é que você O ame. Quando nós O conhecermos e a quem Ele é, nós não ficaremos satisfeitos com a condição atual. Nós desejaremos ser como Ele é.  Deus é completo em todas as áreas, e se fizermos um esforço, também poderemos ser completos e inteiros em Deus. Não nos conformemos somente por termos entendido que Nele fomos feitos ricos, por termos descoberto que Ele é o nosso Provedor, mas sigamos a Ele também por sabermos que Ele é o nosso Santificador.

A religião força você a tentar e a ser completo. Ela diz que para ser um bom cristão você precisa agir como tal. Ainda assim, muitos de nós encontramo-nos apenas fingindo ser santos e livres das inseguranças. Existe um caminho que te levará à integridade, e não é através da religião. A religião quer que você mude coisas no exterior, enquanto Deus quer te ajudar a mudar coisas no interior.

Se você mudar quem você é no seu interior, então tudo no exterior deverá mudar. Eu sei que você tem lutado contra áreas da sua vida, a verdade é que todos nós temos, mas isso não significa que você tem que permanecer o mesmo. Deus já preparou um caminho para você além de qualquer coisa que o mundo pudesse preparar. O seu Pai Celestial não te deixou sozinho nesta terra para ser derrotado pelos seus medos, mas Ele fez um caminho para você obter vitória em cada área. Você e sua família nunca terão que permanecer os mesmos.

Depois que eu nasci de novo, eu quis mudar a minha vida mais do que tudo. Minhas fraquezas pareciam me derrotar de forma regular. Eu sempre me encontrava me arrependendo e tentando novamente, e estava sempre  no mesmo ponto,  de novo e de novo. Eu tentei disciplinar-me e usar as minhas próprias ideias , numa tentativa para  melhorar a minha imagem, mas descobri que o sistema do mundo era incapaz de ajudar-me a tornar-me completo.

Tudo que eu fazia era temporário e durava apenas um pequeno período de tempo. Eu sempre terminava exatamente onde eu havia começado. Eu queria tornar-me completo ao invés de apenas agir como tal, mas para tornar-se completo, precisa haver uma transformação no meu interior.

Eu vi um documentário sobre o crescimento da natureza humana,  enquanto eu estava no Canadá,  há uns anos atrás, que ficaram gravados em minha memória. Eles pegaram quatorze crianças de diferentes terras e culturas, todos com a idade de sete anos. Em gravação, eles fizeram uma extensa entrevista com cada um deles e perguntaram quais eram seus sonhos e medos. O objetivo por trás do documentário era descobrir o quanto as pessoas iam mudando conforme iam ficando mais velhas. O lema do programa era: “Dê-me a criança até que ela tenha sete anos e eu dar-lhe-ei o homem”. Eles queriam provar que o tempo por si só não ajuda uma pessoa a mudar, e que a sua vida é selada no tempo em que ela entra na segunda serie. Em outras palavras, o diretor queria provar que, por volta dos sete anos a personalidade de cada pessoa já está estabelecida e que a imagem de quem eram já estaria gravada em suas almas. Suas inseguranças, medos e sonhos foram selados em seus corações aos sete anos de idade; seus futuros destinos já foram estabelecidos. Ele acreditava que a maioria dos humanos não têm poder para mudar quem são.

        Nesse programa eles mostraram a primeira entrevista com todas as crianças de catorze anos. Eles tinham a mesma idade, mas diferentes culturas e situações financeiras. Eles falaram para a câmera, o melhor que conseguiram, sobre todas as suas esperanças, seus sonhos e medos. Eles falaram sobre as inseguranças que enfrentaram quando tinham sete anos. O documentário continuou para mostrar essas mesmas crianças durante as fases de seus crescimentos. Sete anos depois, aos catorze anos, eles foram entrevistados novamente. As mesmas perguntas respondidas anos atrás foram feitas. Então, na idade de vinte e um anos, o mesmo grupo de crianças de catorze anos foi reunido e entrevistado com as mesmas perguntas. Isso continuou a cada sete anos até que a última entrevista foi feita quando o grupo estava com quarenta e nove anos de idade. Esse grupo foi filmado e documentado para provar uma ideia.

Na idade de sete anos, a vida da maioria das pessoas já estava estabilizada. Na última entrevista eles mostraram que em quarenta e dois anos de vida, desde que a primeira pergunta foi feita, a maioria ainda tinha as mesmas inseguranças e medos que tinham quando inocentes crianças. Durante toda a sua vida eles não conseguiram escapar da imagem que havia dentro deles quando ainda crianças. Isso prova que nossos pais, o ambiente pelo qual somos cercados e a nossa criação têm tanta influencia sobre nós que o lema desse programa “Dê-me a criança até que ela tenha sete anos e eu dar-lhe-ei o homem” é verdadeiro.

Até onde eu sei, nenhuma dessas pessoas foram nascidas de novo, eram cristãos, então eu pude entender porque eles não puderam mudar. O mundo não pode ajudar  alguém a mudar. No entanto, é uma vergonha dizer, que a maioria dos cristãos nunca  superará os medos e as inseguranças que foram encontradas neles aos sete anos de idade. Mesmo com todo o poder celestial sobre nós, acabamos vivendo e morrendo sem chegar ao nosso verdadeiro potencial como crianças de Deus.

Tempo e idade não produzem mudanças em nossas vidas. Eu conheço adultos já crescidos que ainda estão tentando ganhar a aprovação dos pais. Já assisti homens fortes fracassando por causa do medo, por vidas inteiras. Medo de estar sozinho ou medo de fracassar nas regras, impedindo-os de experimentar tudo o que Deus tem para eles, quando nenhuma dessas coisas não devia nem se quer estar em suas vidas.

Nossa vida não precisa ser conduzida por aquela imagem antiga.  Em 1 João 5: 4-5 está escrito: “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?”

O momento que você acredita em Jesus como Filho de Deus e se torna Nascido de Novo, você coloca em movimento o potencial para mudar a sua vida de dentro para fora. Seu destino fora mudado, porque agora você tem a capacidade de superar qualquer fraqueza e insegurança encontrada no seu interior. Eu espero que você esteja entendendo o que estou lhe dizendo.

        Nosso problema não é que Deus não se importa ou que Ele não providenciou o suficiente para que nós mudássemos. Nosso problema é que aos sete anos de idade foi formada uma imagem na nossa alma que nos deixouacorrentados. É essa imagem na nossa alma que diz-nos quem somos e escraviza-nos  para que sempre sejamos essa pessoa. Eu já vi a garota mais bonita pensar que é feia e a garota mais magra pensar que é gorda. Já assisti pessoas ricas agirem como se fossem pobres; tudo isso devido à imagem que foi gravada em sua alma quando eles eram jovens.

       Não importa o quanto eles tentaram mudar ou o quanto odiavam a imagem de si mesmos, eles nunca escapariam disso. Nós tomamos decisões no trabalho e entramos em relacionamentos baseados em quem aquela imagem diz que somos. Uma mulher pode finalmente sair de um relacionamento abusivo e alguns anos depois voltar para a mesma situação, porque ela vê a si mesma como indigna de alguém melhor. Você pode perder quanto peso quiser, mas se a imagem formada na sua alma não for mudada, você voltará ao mesmo ponto de onde começou. Todo o dinheiro do mundo não vai superar o medo  da pobreza. O único e verdadeiro jeito de mudar o nosso futuro é transformando a imagem errada que existe dentro de nós de nós mesmos e de Deus.  Imagem que foi projetada quando ainda crianças.

       Inseguranças são os frutos de uma imagem que está em você. Até que ela seja mudada você nunca estará completamente livre. Nossa vida inteira está à mercê da imagem que carregamos na alma. Isso é, a não ser que você  torne-se um vencedor.

       Em 2 Coríntios 3:18 está escrito como tornarmo-nos vencedores:  “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” Esse é um versículo poderoso porque explica como somos transformados da feia imagem que tínhamos quando crianças de sete anos para a imagem que Cristo deu-nos. Também explica como temos que andar da descrença do nosso coração para crer que todas as promessas de Deus são para nós. Algo inacreditável aconteceu no momento em que você pediu para que Jesus entrasse em  seu coração.

       A Bíblia conta que Deus tirou nossa antiga natureza das trevas e substituiu-a pela Sua natureza de luz. Instantaneamente você passou de uma criança desse mundo para uma criança de Deus. Isso explica porque a verdadeira transformação deve ser sempre de dentro para fora, não de fora para dentro. Essa nova natureza que Deus te deué a imagem da verdade e da perfeição. Quando Ele diz-nos para contemplar, como num espelho, a glória do Senhor, Ele está explicando que a glória já está dentro de você. O reflexo no espelho é seu espírito nascido de novo.

       A imagem de Cristo já está dentro de você e agora você pode ser transformado naquela imagem. Se você quer ver onde a libertação está, apenas olhe para o espelho da Palavra e veja em quem você se tornou através de Cristo. Bem no seu interior, além da sua alma, está um espírito com uma nova imagem de vida. A mudança de verdade não acontece de fora para dentro, mas de dentro para fora. Essa imagem que está  agora habitando no seu espírito é de santidade, liberdade, paz, bondade e ternura. Tudo que Jesus é foi incluído na imagem dentro de você. Não importa o quão ruim a antiga imagem era ou o quão sujo seu passado fora. O fato de você ter nascido de novo significa que você já está no caminho de libertação da sua antiga imagem. Agora você tem uma batalha de imagens no seu interior e deve pegar a imagem que Deus colocou no seu espírito e transformá-la em sua alma.

       Pense nisso desse jeito: Minha velha imagem habita na minha alma e a minha nova imagem habita no meu espírito nascido de novo. Portanto, eu devo pegar a imagem que está no meu espírito e passar por cima da velha imagem na minha alma. Diga isso em voz alta: “Eu não preciso permanecer o mesmo. Eu serei transformado na imagem de GLÓRIA EM GLÓRIA. Eu tenho o Espírito de Deus em mim e, portanto, eu sou um vencedor em Cristo Jesus!”.

       O mundo irá dizer-lhe que você só precisa de uma auto-imagem melhor. Mas Deus nos diz que Ele quer mudar completamente aquela imagem formada anteriormente, que fora projetada durante o nosso crescimento. Não para que  tenhamos uma  auto-imagem melhor, mas para que tenhamos a boa imagem de Cristo formada em nós. Eu me tornarei quem Cristo destinou para  que eu fosse, e não quem o mundo projetou para  que eu me tornasse. Através dessa imagem de Cristo no meu interior eu posso agora me tornar tudo que meu Pai Celestial deseja para mim. É através dessa imagem que eu tenho a capacidade de amar como Deus ama e a acreditar na Sua Palavra.  É através  dessa imagem que eu serei transformado no cristão que eu fui destinado a ser.      A Carta de Colossenses 3: 8-10 também descreve essa transformação:  “Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.  Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.”

       Agora que você entende que tem duas imagens dentro de você, uma no seu espírito que nasceu de novo e outra na sua alma, a pergunta é: Como você se transforma da velha e feia imagem do mundo para a linda imagem de Cristo?  Saiba que você pode parar de se condenar por causa daquela imagem velha e parar de lutar contra ela. O único jeito de se libertar daquela imagem é deixar Deus te instruir sobre a imagem que Ele tem para você. Está claro nas referências das Escrituras que esse processo é uma transformação, e ela não é instantânea. É por isso que Deus nos enviou  ajuda para caminhar de Glória em Glória.

       Jesus explicou que nosso espírito vem à vida como uma criança e como qualquer criança eu devo me esforçar para permitir que ela fique madura. Em Lucas 18:17  está escrito: “Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como uma criança, não entrará nele.” Seu espírito deve crescer e ficar maduro, de um estágio de bebê para um estágio adulto. A única razão pela qual alguém pode estar na igreja toda a sua vida e não mudar,  é porque eles não fizeram esforço algum para permitir que o  seu espírito crescesse. Eles podem ter servido a Deus durante toda a sua  vida, mas nunca ultrapassaram a imagem que está em suas almas; tudo porque não sabiam como transformar a imagem de Cristo do seu espírito para a sua alma.

       Nós não temos que repetir o erro deles. Jesus enviou-nos um professor particular que irá guiar-nos e será o nosso mentor. Esse guia, chamado Espírito Santo, está aqui para levar você passo a passo até a plena maturidade. Você nem mesmo tem que sentir medo de estar sozinho ou abandonado no seu caminhar com Deus.

       O melhor professor por quem alguém poderia pedir está com você agora mesmo. De fato, Jesus mencionou-O em João 16: 13-15: “Mas, quando vier o Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.”

       Muitas pessoas estão passando por tribulações e indo de fracasso em fracasso, ou de cova em cova, enquanto eles esperam que Deus mude as suas vidas. No entanto, se recusam a passar tempo com a própria Pessoa que Jesus deu-lhes para transformá-los de glória em glória. O único jeito de mudar é de dentro para fora e não de fora para dentro. Você consegue enxergar o porque deu frisar  tanto o orar no Espírito Santo? Conforme você for passando tempo orando em línguas,  você estará fortalecendo a imagem de Cristo dentro de você e enfraquecendo a velha imagem da alma que está tentando te controlar. Você está se colocando no novo homem e se livrando do velho.

       Orar em línguas é uma ferramenta poderosa para mudar sua vida. Conforme você for mudando , estará  causando impacto na vida daqueles a sua  volta. Eu perguntei a Deus uma vez: “Por que é tão importante que eu peça coisas a Ti Senhor? O Senhor  já sabe de cada necessidade que tenho, então por que  precisas que eu Te peça?” Eu posso lembrar-me da primeira vez que percebi a velha imagem desaparecendo e a nova imagem surgindo. Alguém me disse algo doloroso e eu fiquei espantado com a forma como reagi. No passado eu teria sido ferido e respondido de uma forma ruim, mas dessa vez eu não fui ferido.

       Eu também me lembro de orar por uma senhora cega no México. Normalmente eu teria suado conforme ela se aproximava na fila de oração por uma cura daquelas, mas dessa vez eu encontrei uma confiança no meu espírito que me fez acreditar que Deus era capaz de curá-la, e Ele curou. O Espírito Santo sabe tudo sobre você. Ele sabe exatamente de onde  vêm cada insegurança e fraqueza da sua vida. Ele também sabe como consertá-lo.  Se você não der permissão para que  Ele faça as mudanças reais em seu íntimo, Ele ficará lhe   vendo ser governado por sua velha imagem. Então, quando você move seus lábios e fala em outras línguas você está verdadeiramente dando ao seu Pai Celestial permissão para atender as suas orações. E você não precisa nem mesmo saber como orar.

       Em 1 Coríntios 14:14 lemos:  “Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica infrutífero.” Isso significa que quando você ora em línguas, você está orando a sua oração perfeita, que o Espírito Santo deu para você orar. Pois estará orando a sabedoria que vem de Deus, não a sabedoria que vem da sua mente carnal. Você tem Deus,  o Espírito Santo, que está em você, te dizendo para orar a oração perfeita. Para que então Deus, seu Pai Celestial possa respondê-la.

        Decida orar a oração perfeita. Hoje se você parar em frente a um espelho e olhar o seu reflexo,  poderá ver todos os seus defeitos e fraquezas e poderá pensar que jamais  conquistará boas coisas no reino de Deus. Seu reflexo pode até te  lembrar dos  erros e fraquezas do passado. No entanto, você não tem que ficar lá. Olhe além desse reflexo, além da sua velha alma, e  encontrará a imagem de Cristo no seu espírito.

       Conforme você passar tempo orando em línguas o Espírito Santo te ensinará quem Jesus diz que você é. Brevemente você começará a acreditar em Cristo, seu Salvador, ao invés de crer  em  todas as mentiras do diabo. Então um dia você se olhará no espelho, e não verá mais a  sua velha imagem do passado, mas verá a imagem de quem Jesus Cristo é dentro de você e então,  nada te será impossível. Seu amigo,

ASSINATURA ALAN