Cartas Alan Taylor 2012

31 - Relacionamento Sem Esforço

Relacionamento Sem Esforço

É um privilégio escrever hoje essa carta para vocês. Eu oro para que essa revelação mude a forma com que você olha para você mesmo da mesma maneira que me mudou. O inimigo tem feito um trabalho magistral em degradar a forma com que nós cristãos vemos a nós mesmos. O diabo tem medo de descobrirmos a paz que temos por pertencer à família de Deus, então ele tem usado a religião para que sintamo-nos distantes e alienados de Deus.

Está no coração do nosso Pai que a nossa caminhada com Ele seja natural e sem esforço. Ah, como eu queria voltar aos anos que passei tentando provar o amor que eu sentia por Ele. Eu trabalhei tanto tentando impressioná-LO que esqueci de aproveitar o meu tempo com Ele.

Nosso Pai Celestial deseja uma família, e você está incluso nesse desejo. Da mesma forma que pode levar anos para aprender o jeito do outro em uma família natural, na nossa família Cristã, não é diferente. Para crescer junto com o outro requer trabalho e ajustes. No início não precisamos ser perfeitos, mas precisamos crescer todos os  dias para  transformarmo-nos naquilo que Deus tem planejado para nós. Não é porque estamos crescendo e ainda amadurecendo que devemos perder o Seu amor. Deus nunca esperou que fizéssemos tudo perfeito desde o início, Ele quer simplesmente o prazer de caminhar conosco a cada passo da caminhada. Eu sei que isso tem se tornado verdade na minha própria família.

Meus filhos estão constantemente amadurecendo e a cada dia é um novo desafio para eles aprenderem a ser parte da família. Eles tem tido que aprender as regras que temos, como dizer ”por favor” e “obrigado”, seus afazeres e muitas outras coisas. Eu amo meus filhos e mesmo quando eles se comportam mal eu gosto de trabalhar com eles para ajudá-los a fazer boas escolhas. Eles não começaram perfeitos e  tenho aproveitado cada momento que tenho passado todos os dias com eles. Muitas vezes quando estou disciplinando o Harrison, por alguma falta que ele tenha cometido, preciso   esconder o sorriso no meu rosto para que ele não perceba o quanto eu o acho muito esperto. Às vezes, minha esposa fica brava comigo porque eu acho que algumas de suas travessuras são bastante criativas.

Meus filhos gostam de ser filhos, pois não têm medo de serem rejeitados pelo seu pai. No fundo dos seus corações eles sabem que não importa o que façam, sempre terão um pai que os ama.  Creio que em muitos casos, quando sentimo-nos fracassados, Deus está pensando apenas no quanto nós somos bons. Não vamos deixar de ser Seus filhos só porque ainda não somos perfeitos. Em Hebreus 10:14 está escrito:  “Porque, com uma única oferta, aperfeiçoou para sempre quantos estão sendo santificados”. Isto é maravilhoso para nós; mesmo que ainda estejamos sendo santificados no nosso andar com Deus, aos Seus olhos somos perfeitos. O Sangue do nosso Salvador abriu um caminho para que fossemos perfeitos aos olhos do Pai, ainda que estivéssemos sendo santificados.

Em Hebreus 13: 5-6 diz: “Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca, jamais te abandonarei. Assim, afirmaremos confiantemente: “O senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?”.  Ele é mesmo um Deus de amor e  aleluia! Essa é a promessa Dele para você como seu Pai Celestial.

A religião tem roubado de nós a capacidade de aproveitarmos o processo de amadurecimento em nossas caminhadas. Ao invés de olharmos o que Deus tem feito por nós, olhamos nossas próprias obras na tentativa de provar o nosso valor. Isso é uma forma de orgulho próprio e acaba roubando de nós toda a alegria de vivermos para Deus. Uma vez ouvi que deveríamos nos “focar na jornada e não no destino”. Eu gosto dessa frase e acho que se aproveitarmos a jornada de amadurecimento nas nossas caminhadas com Deus também iremos alcançar os nossos destinos.

Em Romanos 12: 1-2 está escrito:  “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é vosso culto racional; E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Por muitos anos eu tentei me conformar com quem Deus queria que eu fosse e fracassei várias e várias vezes. Eu estava tentando me conformar com a minha própria capacidade de agir como filho de Deus. O Apóstolo Paulo não disse para nos conformarmos, mas sim, sermos transformados. Isso significa tornar-se uma espécie totalmente diferente. Eu parei de tentar impressionar  Deus para ter a Sua aceitação e passei a ser filho Dele. Eu costumava pensar que comecei como um pecador, e a cada dia eu batalhava para ser aceito em Sua Família, mas agora eu simplesmente acordo todas as manhãs como Filho Dele. Nós começamos nossos dias já aceitos,   porque Suas bênçãos são novas a cada manhã.

Eu ainda tenho áreas  na minha vida nas quais estou no processo de ser transformado, mas  já perdi o medo de ser rejeitado por Deus. O sacrifício que Jesus fez na Cruz conquistou completamente a nossa liberdade para que pudéssemos nascer na família de Deus.

Eu passo tempo todos os dias orando em línguas, meditando na Palavra e buscando a Ele para ajudar na minha transformação, mas não para ser aceito por Deus. Jesus me deu um presente de Justiça e o meu presente para Ele é o meu andar em santidade. Você consegue imaginar a alegria de simplesmente acordar todos os dias com o profundo conhecimento de que temos um Pai que nos ama incondicionalmente? Você não tem que impressioná-LO, mas apenas aproveitar o estar, o ser,  família Dele.

Nos meus conselhos para homens e mulheres jovens que desejam começar uma família, eu sempre digo para não terem pressa, e que não se importem com o tempo que for necessário, mas que busquem um bom  companheiro, uma boa companheira.

Normalmente quando você está à procura de alguém é difícil ser você mesmo. Quando um rapaz jovem está na tentativa de conquistar uma garota e ganhar a sua afeição,  ele tentará tudo o que ele puder para conquistá-la. Ele fica nervoso quando ela olha em sua direção porque  ele deseja ser aceito e amado por ela. Ele quer provar o seu valor  para que ela o aceite. Portanto, ele irá se vestir e agir muito bem, e gastará todo o seu dinheiro em flores para que a garota o aceite. Então, uma vez que convence a outra pessoa a se casar com ele, surgirá o problema de ter que continuar com a imagem que criara de si mesmo. Todos os dias do resto de sua vida ele terá que batalhar parar conseguir a aceitação dela. É por isso que eu sempre digo para os jovens não terem pressa e passarem tempo conhecendo e descobrindo quem a outra pessoa realmente é. Descobrindo quem são quando não estão tentando  impressionar e terem a  certeza que estarão confortáveis o bastante para serem eles mesmos, sem disfarces, porque sabem que serão sempre aceitos. 

Eu compartilho com eles a realização que é estar casado com alguém que você ama, e que ama você por quem você é. Imagina acordar todos os dias com alguém que te ama? Não tendo que impressioná-la ou provar nada a ela. Mas todos os dias acordando sendo quem você é e ela te amando. Deus quer que nosso relacionamento com ele seja assim também: sem esforço. Aproveite ser Seu filho, aproveite o caminho da transformação, porque Ele está sorrindo para você o tempo todo, mesmo quando você não sente que Ele está. Acredite, você tem um Pai que te ama e que prometeu nunca te deixar nem te  abandonar. Seu amigo,

ASSINATURA ALAN