Cartas Alan Taylor 2013

39 - Construindo em relacionamento

CONSTRUINDO UM RELACIONAMENTO

       Eu sempre fico apreensivo quando alguém me diz que Deus já mostrou quem seria o seu cônjuge. Um jovem uma vez sentiu que uma cantora cristã seria sua esposa, sem ao menos conhecê-la. Outra mulher preparou a sua cerimônia de casamento com um evangelista conhecido,  enviou o convite para seus amigos e familiares,  tudo aparentemente normal.  O problema era que eles não estavam em um relacionamento e a pobre garota acreditou que Deus havia falado para ela que ele seria o marido dela, revelando-lhe até a data do casamento, como acreditou também que Deus teve a mesma conversa com o evangelista.  Então, ela se preparou para o casamento e no altar esperou o seu noivo junto com todos os seus convidados, que estavam se perguntando onde estaria o noivo.  Só que o noivo não tinha idéia que isso estava acontecendo e ainda estava numa outra cidade pregando a Palavra.

       Outras dizem que sabem quem será o seu cônjuge, pelo líder espiritual e quando eu olho para a pessoa, eu entro em choque, pensando em como eles não seriam felizes juntos. Então faço algumas perguntas para verificar se realmente eles conhecem a pessoa com quem estão se casando. Perguntas simples sobre caráter, personalidade e maturidade, e quase nunca conseguem me responder. Eu percebi que a maioria  dessas pessoas já tiveram problemas em outros relacionamentos e não entendem que leva tempo e trabalho para realmente conhecermos  uma pessoa.

       Descobri também que essas pessoas  têm medo de serem rejeitadas ,  por isso o relacionamento estabelecido é superficial com a outra pessoa.  É difícil para eles se mostrarem vulneráveis  para com a  outra pessoa, então eles escolhem seguir outro caminho para não encarar a dor que poderá surgir quando buscamos estabelecer  um relacionamento amadurecido. No entanto, é impossível conhecer alguém, sem passar tempo com ela, trabalhando na edificação da construção da intimidade e da confiança de uma para com a outra. Eu sempre mostro a eles como Deus irá  ajudá-los a escolher alguém, mas enfatizo que eles precisarão se conhecer primeiro antes de ir para o altar.  Muitos dizem  que  “o amor é cego”, mas também dizem  que é o “casamento que abre os olhos”.  Saiba que demorará um tempo para você realmente conhecer a pessoa que será o seu cônjuge.

       Quando conheci a minha esposa, levou um tempo para nos conhecermos a ponto de  realmente confiarmos um no outro.  Esta confiança foi crescendo com o passar do tempo,  e tem sido assim desde então.  Todos estes anos  passados juntos, tomando decisões  e vivendo como se fôssemos um. Sim, nós cometemos erros,   mas  nos tornamos parceiros, e a cada dia temos nos tornado mais fortes.  O coração de qualquer relacionamento é firmado na confiança de se  depositar a própria  vida nas mãos de uma outra pessoa. Relacionamentos são construídos com o passar do tempo, trabalhando juntos por esta construção, e o vínculo estabelecido crescerá cada vez mais forte.

       É assim que  estabelecemos relacionamentos  duradouros  pela vida,  incluindo o seu relacionamento com Deus. Tiago 4:8 diz:  Aproximai-vos de Deus, e ele se aproximará de vós. Limpai as mãos, ó pecadores, e purificai os corações homens ambíguos.” Ele nos ama de todo O coração,  e deseja profundamente construir um relacionamento  de amor  conosco. Muitos têm medo de buscar  intimidade com Deus porque  estão com medo que Ele irá rejeitá-los por suas falhas e fraquezas.

       Eu era uma dessas pessoas, e  descobri que é vazia a cristandade  quando não servimos a Deus confiando a Ele a  nossa vida. Eu estava agindo como a pessoa que quer se casar sem ao menos conhecer a sua parceira. Eu estava tentando desenvolver um relacionamento com Deus sem me aproximar Dele. Fazer coisas boas para Deus não substitui um relacionamento com Ele. Descobri que Deus nunca quis o meu serviço e  fazer coisas para Ele não me fazia avançar em Seu Reino. Pois o tempo todo Ele estava atrás de mim,  buscando que eu me tornasse  um parceiro com Ele.

       Ele queria trabalhar junto comigo, ajudando-me a tomar as decisões e andando junto a mim.  Ele queria me provar que os meus erros não iriam afastá-lo de mim. Ele ansiava para que pudéssemos  construir um relacionamento  entre nós dois, pois isto significaria  que estaria aprendendo a confiar Nele. Agora eu pergunto: O quanto somos capazes de confiar em Deus com as nossas vidas? Esta  é uma pergunta que deve ser respondida por cada um de nós. A razão pela qual essa é uma pergunta difícil é porque não poderemos respondê-la nos baseando em conhecimentos bíblicos e doutrinas.

       Cada fiel da igreja tem uma resposta certa para si:  “Eu posso confiar em Deus até a eternidade”, um pode dizer, ou “Eu posso confiar em Deus através de qualquer coisa”, outra pessoa poderá dizer. Nós temos uma  resposta correta, mas será que nós conseguiríamos  viver uma vida toda  confiando em Deus? As pessoas podem desejar entregar as suas vidas a Deus, mas quando se fala em obedecer a Ele, isso se torna algo difícil e doloroso para a maioria das pessoas.  Muitas pessoas já me pediram para orar a Deus para que elas sejam obedientes a Ele,  mas a confiança que nos faz obedecê-lo não virá  de um pedido de uma linha de oração.

O Salmo 63:1-8  diz: “Ó Deus, tu és o meu Deus forte: eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como a terra árida, exausta, sem água. Assim, eu te contemplo no santuário, para ver a tua forca e a tua glória. Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam. Assim, cumpre-me bendizer-te enquanto eu viver; em teu nome, levanto as mãos. Como de banha e de gordura farta-se a minha alma; e, com júbilo nos lábios, a minha boca te louva, no meu leito, quando de ti me recordo e em ti medito, durante a vigília da noite. Porque tu me tens sido auxilio, à sombra das tuas asas, eu canto jubiloso. A minha alma apega-se a ti; a tua destra me ampara”.

       Confiança só pode ser construída através de um relacionamento; não existe uma fórmula especifica ou uma  oração poderosa  que possam substituir a intimidade, a comunhão,  que você irá conquistar quando você faz a escolha de passar tempo com Ele, aprendendo a ouvi-lo e a obedecê-lo. Eu sei que todos nós cometemos erros tentando ouvir e obedecer a Ele, mas pelo menos você está tentando obedecê-lo. Ele sabe como  lidar com os nossos  erros. Deus sempre conseguirá  trabalhar com os nossos erros, quando estamos buscando obedecê-lo, mas a desobediência nos afasta  do socorro  Dele. A fé sempre funciona quando você está na condição que Ele já estabeleceu para você através da  Palavra  Dele.

       Eu me lembro  de quando eu tinha 18 anos e  estava a ponto de tomar uma decisão que alteraria a minha  vida para sempre. Naquela época eu enfrentei  uma das minhas primeiras lutas para  saber como confiar em Deus. Ele estava pedindo que eu me afastasse de alguns amigos e foi um momento muito difícil que eu enfrentei tentando obedecê-lo. Eu não tinha certeza se poderia confiar Nele o meu futuro.  Pensamentos de temores me assediavam: E se eu obedecer  e perder tudo? E se eu fizer o que Ele pediu e nada mudar e permanecer  ruim? Será que é Ele  realmente  falando comigo?

       Essas  perguntas giravam na minha mente, no tempo em que eu era um  jovem buscando obedecer. Foi depois de confiar e obedecer que Ele provou para mim que eu poderia confiar Nele. Depois de todos esses anos, de andar passo a passo,  pequenas decisões atrás de pequenas decisões,  cultivando um relacionamento com o Pai Celestial, que tenho aprendido que  posso confiar em  tudo o  que Ele me pede para fazer,  mesmo que momentaneamente  eu não entenda. Ele nunca me deixou na mão. O desejo profundo Dele é de andar com você em perfeita harmonia; e no decorrer do  tempo que você for passando com Ele, aprendendo a conhecê-lo e a discernir a Sua voz , você   descobrirá o quanto Ele te ama.

        Seu amigo

 

 

ASSINATURA ALAN