Cartas Alan Taylor 2017

83- O Espírito Santo é o nosso Mestre

O Espírito Santo é o nosso Mestre

 

       Quando Christy estava grávida do nosso primeiro filho, eu ria de como ela ficava perdida diante de tantos conselhos que as pessoas lhe davam sobre as coisas do bebê. Opiniões desde  como evitar as estrias que pudessem surgir na gravidez até que escola deveríamos escolher até ele chegar à Universidade;  tudo isso foi despejado sobre ela.

       Há algo que desperta as pessoas quando elas estão diante de uma barriga grávida, que as fazem liberar muitas opiniões e conselhos a respeito de tudo que envolve um bebê. Era realmente interessante assistir as pessoas que nem sequer sabiam o que era estar grávida, compartilhando de sua sabedoria pessoal com a minha esposa. O mais engraçado era quando ela encontrava alguém totalmente convencido sobre o seu conselho contradizendo o conselho de uma outra pessoa, mais experiente, bem na sua frente.

       Você acaba descobrindo, rapidamente, quantas filosofias diferentes existem envolvendo o nascimento de uma criança e como fortemente todos mantém as suas convicções.

       Se você acha isso louco, se pergunte então sobre quantas filosofias diferentes as pessoas discutem e mantém as suas fortes convicções sobre quem é Deus.

       Quando simplesmente olhamos para quantas igrejas diferentes, quantas  denominações existem em nossa cidade, fica fácil perceber quantas opções sobre quem Deus é estão a nossa volta.

       Um dia eu estava assistindo a um canal religioso na TV, e um pregador  compartilhava sobre como o inferno  era real. No próximo programa, um outro pregador disse que não havia inferno. Como podemos realmente encontrar a verdade com tantos pensamentos e convicções diferentes?

       Não temas; Jesus sempre virá para nos socorrer. Ele compartilhou conosco o único lugar que podemos ir para  descobrirmos  o verdadeiro,  a verdade honesta, a verdade que irá transformar a nossa  vida,  que nunca irá mudar.

       Jesus nos diz em João 14: 16-18: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros".

       Jesus deixa claro que Ele nunca nos deixaria como órfãos, crianças que são forçadas a encontrar o seu próprio caminho através da vida; órfãos sem guia para guiá-los. Jesus diz que o Espírito da Verdade está aqui como nosso Ajudador .

       Então, em João 14: 26-27, Jesus diz: "Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize".

       Você percebe que Jesus nos enviou  um professor pessoal para nos instruir sobre quem é Deus?

       Eu sei que a maioria de nós deseja saber a verdade, e confiar na Palavra de Deus para guiá-los, no entanto, eu descobri em mim uma constante atração para confiar em minha própria compreensão na interpretação das escrituras.

       Supostamente a Escritura  é para nos guiar através das escolhas da vida,  para nos instruir na verdade, no entanto, muitos cristãos argumentam e lutam contra determinadas interpretações dentro da Palavra. Há apenas uma razão para tantas opiniões contraditórias, ou seja, não estamos todos confiando no mesmo Mestre.

       O desejo de Jesus é que sejamos  um Corpo unificado caminhando junto, com as mesmas verdades sendo trabalhadas em cada um de nós, individualmente.

        O Espírito Santo é um professor pessoal; Ele está sempre esperando e desejando passar tempo conosco. Eu sei que algumas pessoas dizem que Deus nos ensina através das circunstâncias, e, embora possamos aprender coisas durante tempos difíceis, também sabemos que Deus nunca é a causa dos tempos difíceis.

       As Escrituras nos dizem como o Mestre prefere nos instruir de maneira exata. O Apóstolo Paulo cita um versículo do Antigo Testamento em 1 Coríntios 14: 20-21: "Irmãos, não sejais meninos no juízo; na malícia, sim, sede crianças; quanto ao juízo, sede homens amadurecidos. Na lei está escrito: Falarei a este povo por homens de outras línguas e por lábios de outros povos, e nem assim me ouvirão, diz o Senhor".

        O Apóstolo Paulo está  falando sobre falar em línguas como um caminho para aprendermos com o Espírito Santo, e também como as línguas podem ser usada como um sinal para o incrédulo. Mesmo com esse sinal, eles ainda não vão acreditar.

       Para nós, crentes, devemos nos concentrar em aprender e compreender os benefícios da oração. O versículo citado mostra uma explicação ainda mais profunda de como a oração em línguas é a melhor maneira de permitir que o Espírito Santo seja o nosso professor pessoal da Verdade.

       Vamos ler Isaías 28: 9-13: "A quem, pois, se ensinaria o conhecimento? E a quem se daria a entender o que se ouviu? Acaso, aos desmamados e aos que foram afastados dos seios maternos? Porque é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali. Pelo que por lábios gaguejantes e por língua estranha falará o SENHOR a este povo, ao qual ele disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; mas não quiseram ouvir. Assim, pois, a palavra do SENHOR lhes será preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali; para que vão, e caiam para trás, e se quebrantem, se enlacem, e sejam presos".

       A maior revelação que você deve ter é que você não precisa confiar em sua própria sabedoria, conhecimento ou experiência para caminhar em Deus. Você e eu temos um Mestre. Não apenas um Professor, mas uma Pessoa incrível que nos conhece melhor do que nós mesmos. E com o maior prazer Ele irá passar hora após hora conosco,  compartilhando com o nosso espírito as profundas verdades de Deus.

        Entenda que Ele não é repelido por suas fraquezas, pois está realmente lá para ajudá-lo a superá-las.

       Espero ter conseguido encorajá-lo a passar mais tempo orando em sua linguagem celestial, para que você descubra o futuro incrível que você tem com Deus.

 

       Seu amigo,

 

                                                         Alan Taylor