Cartas Alan Taylor 2018

94- Nosso Ajudante Espírito Santo

Nosso ajudante o Espírito Santo

Lemos em João 14: 16-18:  " E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros". Na jornada desta vida existem muitas voltas. Enquanto alguns parecem saber exatamente o que fazer, qual a melhor escolha naquele momento,  muitos lutam para saber qual é a decisão certa.

 O mundo nos ensinou sabedoria sobre como ter sucesso , mas isso é apenas para os fortes e capazes e não para o disfuncional. O mundo irá dizer-lhe que se você não cuidar de si mesmo e seguir o seu sistema de sucesso, então você falhará e morrerá de fome.

 O mundo lhe apresenta uma solução para cada dificuldade que você enfrenta, mas existe uma regra forte nesse sistema apresentado, que é: "cachorro  grande come cachorro menor", significando  que  o mais forte  devora o mais fraco.

O mundo perambula como órfão, como criança sem pai e ensina que  se você  não cuidar de si mesmo, então ninguém mais o fará. Diz que devemos navegar por essa vida usando todas as nossas habilidades, instintos, táticas e forças que conseguirmos reunir em nós mesmos, caso contrário,  seremos devorados por algo ou alguém mais forte do que nós.

No entanto, mesmo aqueles que parecem ser bem-sucedidos e desenvolveram as suas habilidades e conquistaram grandes vitórias segundo os padrões mundiais, falharam tristemente em obter a  verdadeira vitória, e a aparente  paz conquistada se tornou passageira. Eles não têm um Pai para ajuda-los a orientar os seus passos. Eles dependem de sua própria capacidade e poder próprio, mas você e eu não estamos sozinhos. Nós somos Seus filhos, e em Sua família, os fracos são realmente os fortes.

Joel 3:10 diz: "Bata seus arados em espadas e sua poda ganchos em lanças; deixe os fracos dizerem: "Eu sou forte". "Em outras palavras, podemos lutar poderosamente porque a  nossa força vem Dele e não de nós mesmos. Deus não deixa ninguém para trás ou nos desvaloriza por causa da nossa fraqueza. Ele permite que descansemos, que nos inclinemos, inteiramente em Sua força e sabedoria; não há batalha que não possamos superar pelo Seu Espírito! Um dos nossos maiores erros é tentar medir o nosso sucesso pelos padrões do mundo, e, tentar servir a Deus enquanto confiamos no sistema do mundo.

Eu já vi muitos cristãos encontrarem a paz em sua vida pessoal, submetendo-se à sabedoria do mundo e depois tentando servir a Deus com o que lhes têm sobrado. Aos olhos de Deus esse tipo de  sabedoria é loucura. Essa sabedoria nunca sobreviverá aos ataques do inimigo.

A paz conquistada por meio dessa maneira de se viver  será passageira. Mas existe uma paz que vem de Deus que nos levará através de todas as batalhas ou lutas, com base em Sua força e não na nossa! Um cavalheiro que estava atravessando um momento difícil em sua vida, veio até mim quase sem forças, tanto emocionalmente quanto financeiramente. Ele disse: "Eu não consigo encontrar força em qualquer lugar dentro de mim,  não tenho força para me levantar durante o dia, e  não sei para  onde me virar, não sei o que dizer ou fazer".

Eu pude compartilhar com ele como ele não estava sozinho e que em João 14: 26-27,  Jesus estava nos dizendo que enviaria o Espírito Santo para que pudéssemos caminhar em paz :” mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.”

São momentos como esse,  quando as coisas parecem mais desesperadoras,  que descobrimos que podemos caminhar no verdadeiro poder de Deus, porque vemos realmente  quão impotente é a nossa própria força sem Ele.

Jesus nos deu o Espírito Santo não apenas para nos ensinar, mas também para nos guiar através desta vida. Quando eu entreguei a minha vida para Deus, não lhe dei mais tempo extra; dei-lhe tudo, cada minuto de cada dia,  cada passo, cada decisão se tornou a vontade de Deus, e não mais a minha vontade.

O medo de perder o controle,  impede muitas pessoas de  estabelecerem uma bela caminhada com Ele todos os dias de suas vidas. Se você permitir, Ele irá revelar-lhe o quanto o ama e o quanto existem coisas incríveis à sua frente, lhe esperando. Mesmo se você não puder ver essas coisas ou sentir essas coisas, você sentirá a Sua paz,  porque haverá uma confiança em você do quanto Ele te ama!  À medida que passamos mais e mais tempo com o Espírito Santo, encontraremos todas as nossas forças e respostas.

Lembre-se sempre disso: em nossa família, somos todos fortes por causa Dele.

Seu amigo,

                                                                Alan Taylor