Cartas Alan Taylor 2019

111- O crescimento de Pedro

O crescimento de Pedro

Eu conheci um velho vendedor de máquina à vácuo que me contou o segredo do sucesso dele. Tenho certeza de que conseguir que pessoas comprem um vácuo diferente pode ser uma grande tarefa para qualquer pessoa, mas ele sempre foi muito bem-sucedido em suas vendas. O vendedor acreditava tanto em seu produto que me confidenciou que nunca precisaria derrubar a concorrência; ele só precisava mostrar o que estava vendendo. O Senhor usou o seu exemplo para me ajudar a entender o modo como Ele queria que eu visse a minha caminhada pessoal com Ele. Deus queria que eu mudasse a minha vida, mas eu deveria me concentrar em Sua bondade e não em minhas lutas.

Pode se tornar um fracasso se você buscar por si mesmo alinhar todas as áreas que precisam de mudanças, mas se você permanecer com os seus olhos no amor de Deus, você será continuamente encorajado a continuar crescendo nEle. Pedro é um exemplo que observamos por nós mesmos, porque os evangelhos não ocultam as suas lutas e fraquezas de caráter. Mas ao invés disso, a Bíblia mostra o crescimento de um homem em caráter de fé e sabedoria de Deus.

Podemos aprender com ele que algumas coisas levam tempo em nossa própria caminhada e que Deus é compreensivo e perdoador diante dos nossos fracassos. Pedro cometeu muitos erros em sua vida, mas também aprendeu a se levantar. Se pudermos encontrar um exemplo de um homem que superou suas fraquezas e nunca desistiu, esse homem é Pedro. Ele compartilha um segredo de suas vitórias como ele disse “porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. Portanto, humilha-vos sob a poderosa mão de Deus, para que ele em tempo oportuno vos exalte. ”. (1 Pedro 5: 6).

A vida de Pedro me encorajou, porque muitas mudanças ocorreram rapidamente para mim, mas outras áreas levaram longas temporadas para sair da minha vida. Nessas duras temporadas, percebi o quanto Deus queria se envolver comigo, em todos os aspectos, enquanto eu andava entre o bem e o mal.

Se não formos cuidadosos, podemos ficar tão concentrados em nossas batalhas que nunca nos permitiremos parar por tempo suficiente para nos apaixonarmos por Ele. Se continuarmos observando as nossas lutas quando nos aproximamos de Deus, podemos perder a maior parte de ser um crente, que é a intimidade com Ele! É no Seu amor que encontraremos a coragem e a perseverança, para nunca desistirmos enquanto Ele troca as nossas fraquezas pela força Dele.

Eu gostaria de poder escrever sobre a grande fortaleza que foi movida enquanto eu me movia em direção a Deus em todas as áreas, mas a verdade é que eu falhei miseravelmente muitas vezes, em algumas áreas.

Agora eu posso olhar para trás e dizer que gostaria de saber o que sei agora e talvez tivesse agido mais forte, mas foi também nesses momentos de fracasso que descobri um aspecto do Amor do Pai que era tão profundo, gentil e doce.

Deus não está aqui apenas quando você é vitorioso, Ele também está aqui em suas derrotas. Foi nos meus fracassos, quando eu estava para baixo, que aprendi que ainda podia me apoiar no amor de Deus como sendo a minha força e esperança para o meu futuro.

Para seguir em frente, tive que acreditar que havia mais na vida para mim, do que a que eu estava vivendo. Eu tive que me apegar à verdade de quem eu era segundo a Palavra de Deus. Então, mesmo quando eu falhava, rapidamente eu me levantava e continuava andando em direção ao plano de Deus. Ficava dizendo para mim mesmo que um dia Deus poderia me usar. Eu trazia à memória que Nele eu era forte e não fraco. Meu melhor atributo é que acreditei que as promessas de Deus eram para mim. Se você ainda não é perfeito, continue pensando em Pedro e se sentirá melhor.

Pedro era um discípulo, mas ele era mais do que isso, ele também era um dos melhores amigos de Jesus. Você pode imaginar o tempo íntimo que ele passou com o Mestre, todas as viagens, os ensinamentos, as refeições e as experiências que ele adquiriu desde que ele foi chamado para caminhar ao lado de Jesus? Os milagres que ele testemunhou pessoalmente, o amor que sentiu quando viu aquelas mãos tocando e abraçando pessoas quebradas? Todos os dias, durante anos, vendo Jesus operar no poder e sabedoria de Deus, era impossível que a pessoa de Pedro não fosse transformada.

Em sua vida, ele passou de Simão o pescador, para ser Pedro, o pescador de homens. De um discípulo a um poderoso apóstolo da Igreja. É importante que comemoremos a vida e os sucessos de Pedro em suas aventuras de viver para Deus. Também é maravilhoso podermos ver a jornada que ele levou desde o início de sua caminhada até o fim de sua vida, como um mártir do Evangelho.

A história nos diz que Pedro foi crucificado de cabeça para baixo em Roma, cumprindo a profecia que Jesus lhe contara em João 21: 18-19: “Em verdade, em verdade te digo que quando eras mais jovem, tu te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias, quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres”. Ele falava sobre o significado com que morte Pedro glorificaria a Deus. E quando Jesus disse isso, disse-lhe: Segue-me!

A vida de Pedro terminou em grande vitória, principalmente porque ele foi capaz de conquistar o medo que o levou a falhar muitos anos antes. Ele fracassou por causa do medo, quando Jesus foi colocado na cruz; ele negou a Cristo e, no entanto, apenas algumas horas antes, ele achava que era forte o suficiente para entregar a sua vida. Veja em João 13: 37-38: “Pedro disse-lhe: 'Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu entregarei a minha vida por sua causa. 'Jesus respondeu:' Você entregará a sua vida por minha causa? Em verdade, em verdade te digo que o galo não cantará até que me tenhas negado três vezes”.

Embora Pedro quisesse entregar a sua vida e acreditasse que seria forte o suficiente para isso, Jesus disse a ele que ainda não existia essa força nele. Pedro falhou daquela vez não porque queria falhar, mas porque não havia o suficiente de Deus nele, para ter sucesso. Depois da sua tentativa heroica que resultou em fracasso por causa do medo em perder a sua vida, Jesus não apenas o restaurou, mas também permitiu que ele enfrentasse a mesma área anos mais tarde, só que desta vez , Pedro tinha o suficiente de Deus, para olhar para o martírio e não vacilar.

Deus andou com Pedro através de todas as suas lutas até a vitória, e Ele fará o mesmo com você. Não desista, continue pressionando, porque grandes vitórias estão à sua frente!

 Seu amigo,

                                                                Alan Taylor