Cartas Alan Taylor 2022

141- Doutrina através das línguas

Doutrina através das línguas

Todas as nossas crenças cristãs se baseiam na Verdade e na compreensão que temos em nossos corações. Por todo o Novo Testamento, encontramos encorajamento para crescer no conhecimento de Deus. O propósito de aprender mais sobre a Verdade de Deus em nossa vida é nos proteger dos caminhos errados que podem nos impedir de alcançarmos a plenitude do que Deus tem para nós. Quando demos início a nossa caminhada com Deus, tínhamos uma mistura de Verdade e superstições sobre Deus e, à medida que amadurecíamos, fomos superando as falsidades que tínhamos sobre nós mesmos e Deus.

Observei algumas pessoas rejeitando a doutrina de Cristo, como sendo algo pertinente a cristãos introvertidos e chatos ou algo vindo de professores de faculdades bíblicas. Encontrar com pessoas que não têm intimidade com Deus, podem desencorajá-lo de passar tempo com Deus e a desistir de conquistar o mundo para Ele.  Normalmente, essas pessoas têm boas intenções, mas é difícil falar para os perdidos sobre o Reino se você não passou um tempo conhecendo o Rei dos Reis. Embora eu concorde que compartilhar o Evangelho é uma coisa boa, também é bom amadurecer em Deus. Paulo encorajou Timóteo não apenas a seguir suas ações, mas a fazer muito mais.

Em 2 Timóteo 3:10-17, podemos ler: “Tu, porém, tens seguido atentamente minha teologia, procedimento, propósitos, fé, paciência, amor, perseverança; observado minhas perseguições e aflições, que sofri em Antioquia, Icônio e Listra. Quantas perseguições suportei! Contudo, de todas o Senhor me livrou! De fato, todas as pessoas que almejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidas. Todavia, os perversos e impostores andarão de mal a pior, enganando e sendo enganados.  Tu, no entanto, permaneces no ensino que recebeste e sobre o qual tens plena convicção, sabendo perfeitamente de quem o tem aprendido.  Porque desde a infância sabes as Sagradas Letras que têm o poder de fazer-te sábio para a salvação, por intermédio da fé em Cristo Jesus.  Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver; a fim de que todo homem de Deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar todas as boas ações.”.

Crescer na Verdade de Deus é essencial para todos os crentes e, infelizmente, vejo tantas pessoas buscando experiências e seguindo homens ao invés de se estabelecerem nas Escrituras. Com a evolução das mídias sociais, observei como facilitou para as pessoas espalharem as suas opiniões (certas ou erradas) sobre o que acontece ao seu redor para o mundo inteiro. Há trinta anos, se você quisesse espalhar uma mensagem, precisaria convencer um número suficiente de pessoas a acreditarem em você para levantar o dinheiro necessário para uma câmera de TV, um estúdio e ainda comprar tempo de programação em uma emissora de transmissão. Hoje, tudo o que você precisa é de um celular, e poderá compartilhar dos seus pensamentos com o mundo inteiro, gratuitamente. A integridade da verdade foi diluída devido à facilidade de compartilhamento de informações.

Não fui criado na igreja, mas lembro que um amigo, que era meu vizinho, convidou-me para a escola dominical, quando eu tinha dez anos. Enquanto cantávamos uma música cristã, adicionei algumas palavras aos versos na tentativa de fazê-lo rir. Meu amigo olhou-me com medo em seus olhos e me repreendeu dizendo que a minha atitude poderia ter deixado Deus com raiva de mim, e assim eu estaria amaldiçoado. Esse meu amigo, acabará de me ensinar uma falsa doutrina, que ficou comigo por muitos anos.

Podemos enxergar a doutrina como sendo blocos de construção do entendimento, que se tornam uma base para a próxima camada de blocos a ser colocada no topo. Assim, anos depois, quando um pregador disse que Deus me mandaria para o inferno por ter um pecado não arrependido, aquele bloco de falsa verdade se encaixou perfeitamente no bloco que meu jovem amigo me deu. A imagem de Deus e de mim estava sendo construída sobre falsos conceitos, mas eu não sabia. O verdadeiro poder do engano é que você não sabe que está sendo enganado; você acha que está certo.

Muitas pessoas hoje em dia compartilham a sua opinião, mas a maioria não percebe que está compartilhando uma doutrina errada. Eles compartilham livremente as suas crenças de Deus sem responsabilidade ou preocupação de como elas podem afetar as pessoas que as ouvem. Toda opinião que você tem de Deus e de si mesmo é por causa da doutrina que já está em você, e é por isso que se estiver errado, então tudo construído sobre isso está errado.

Pedro deu um aviso terrível para a igreja sobre pessoas que estavam distorcendo a Verdade e depois os levando para o caminho errado.

Em 2 Pedro 3:14-18 lemos: “Por isso, amados, enquanto aguardais estes eventos, esforçai-vos para que sejais encontrados por Ele em plena paz, sem mácula e livres de culpas diante dele.  Considerai que a longanimidade do nosso Senhor é uma oportunidade para que possais receber a Salvação, assim como o nosso amado irmão Paulo também vos escreveu, de acordo com a sabedoria que Deus lhe concedeu.  Ele escreve do mesmo modo em todas as suas epístolas, discorrendo nelas sobre esses assuntos, nas quais existem trechos difíceis de entender, os quais são distorcidos pelos ignorantes e insensatos, como fazem também com as demais Escrituras para a própria destruição deles.  Sendo assim, amados, estando bem-informados, guardai-vos para que não sejais conduzidos pelo erro e sedução dos que não têm princípios morais, vindo a perder a vossa segurança e cair.  Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A Ele seja a glória, agora e no Dia eterno! Amém."

Todos os dias pelo resto da eternidade, aprenderemos algo novo e surpreendente sobre Deus. Esses blocos de construção da verdade são o motivo pelo qual você acredita da maneira que acredita. Não confie sua doutrina ao seu passado ou a qualquer homem. Jesus foi muito claro quanto a quem devemos olhar como sendo nosso professor. Ele chamou o Espírito Santo de nosso Ajudador e nosso Professor. Vamos passar algum tempo orando em línguas com Ele, removendo as coisas falsas e colocando as coisas eternas em nós.

Seu amigo,

                                                                                Alan Taylor

Please publish modules in offcanvas position.